Concertos AF homenageia Dia da França, com apresentação gratuita

Público poderá conhecer a música de câmara francesa dos séculos XVIII e XIX, época marcada pela passagem do estilo clássico para o romântico

A Aliança Francesa de Florianópolis apresenta mais uma edição do Concertos AF, com uma apresentação gratuita no dia 14 de julho, às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho​ (TAC)​​, em Florianópolis​.

Comemorado​ desde 1880, o feriado nacional celebra duas datas importantes da história francesa: a tomada da Bastilha em 14 de Julho de 1789 e a Festa da Federação de 14 de Julho de 1790, culminando assim na Fête Nationale​ (festa nacional). Por aqui, ​a data será celebrada com música, em um resgate histórico da produção instrumental de câmara​ do final do século XVIII e primeiras décadas do século XIX​, através da trajetória musical de três grandes nomes da música francesa: Joseph Bologne de Saint-George, George Onslow e Louise Farrenc. Artistas que marcaram a história da música francesa, conseguindo um destaque incomum para a época, se tratando de nomes como o de uma mulher e de um afro-descente.

A francesa Louise Farrenc (1804 – 1875) foi uma artista totalmente avessa aos modismos e inovações da época, que se filiou à tradição germânica de composição musical, na linha de Haydn, Beethoven e Schubert. Farrenc destacou-se como uma compositora exclusivamente instrumental: suas obras incluem peças para piano, música de câmara e orquestral.

Joseph Bologne de Saint-George (1745 – 1799) nasceu em Guadalupe e foi uma das figuras mais importantes na cena musical da segunda metade do século XVIII. Conhecido popularmente por “Mozart Negro”, ele foi um dos primeiros músicos com ascendência africana.a ser reconhecido na Europa.

André George Louis Onslow (1784-1853) foi um compositor francês de descendência inglesa. De família rica, o que o deixava livre para compor, ele demonstrou um grande interesse pela ópera, o que é evidente em sua correspondência, porém ele obteve maior destaque pela sua música de câmara.

O repertório será interpretado pelos músicos Ricardo Müller (violino), Tammy Soares (violino), Leonardo Piermartiri (viola), Tácio César Vieira (violoncelo), Gustavo Fontes (contrabaixo), Maurício Zamith (piano), e contará com a direção musical de Ricardo Müller. Toda a apresentação terá a​audiodescrição via FM disponível​, basta o usuário levar o seu fone/rádio e acessar o recurso.

O projeto Concertos AF 2017 é uma realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta com patrocínio da Engie Brasil Energia, através da Lei de Incentivo à cultura. Apoio: Associação Catarinense para Integração do Cego, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. Coordenação: Marte Inovação Cultural.

Agenda

Concertos AF

14/07/2017

Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – Rua Marechal Guilherme, 26 – centro

Horário: 20h

Ingressos: entrada gratuita, com retirada a partir das 19h na bilheteria do TAC, Sujeito à lotação da sala.

Informações: www.affloripa.com.br ou 3222 8925

Repertório:

Joseph Bologne de Saint-George (1745 – 1799)

Quatour No. 5, Op. 1 en sol mineur (1773)

Allegro

Rondeau

George Onslow (1784 – 1853)

String Quintet No. 21 Op. 51(1836)

Allegro impetuoso

Scherzo – presto

Andante non troppo lento

Finale – presto agitato

Louise Farrenc (1804 – 1875)

Piano Quintet No. 1, Op. 30 (1842)

Allegro

Adagio non troppo

Scherzo – presto

Finale – Allegro