Micheli Barni resume as tendências de decoração da 38ª edição da ABUP Home & Gift

 Entre os dias 16 e 19 de Fevereiro, aconteceu em São Paulo a  38ª edição da ABUP Home & Gift. Desta vez a renomada feira brasileira do setor de decoração, ocorreu simultaneamente com a 7ª Têxtil & Home. Ao todo, mais de 390 expositores estiveram presentes nos quatro dias de evento, que relevou as novidades em décor, design, utilidades domésticas e também no setor têxtil. Diversos materiais, formas, estampas, texturas e tonalidades foram apresentadas como tendência para os ambientes da casa. A arquiteta brusquense, Micheli Barni, esteve na feira e traz um resumo com os principais destaques da edição. 

Feito à mão

A arquiteta dá ênfase principalmente para os trabalhos artesanais, que ganharam lugar de privilegiado na feira. “Percebi que o trabalho manual está cada vez mais presente no universo da decoração, ganhando mais espaço e consequentemente sendo mais valorizado. De uma forma geral, a ABUP Home & Gift destacou a beleza do artesanato brasileiro e da naturalidade na decor”, aponta. Um dos ambientes que mais se destacou nesse sentido, foi o da Maiori Casa, com o painel decorativo de tapete feito à mão Karima. A marca apostou em relevos e em lustres de bambu para iluminar o estande.

 

 Natureza em destaque

Essa edição mostrou que a predominância dos elementos naturais na décor é uma realidade. Entre os mais utilizados estão a madeira, palha, cerâmica, tricô, crochê, penas, cocares e também os colares de sementes que fizeram muito sucesso na feira, mostrando a riqueza do Brasil. Além desses itens, os acabamentos com pedras naturais também marcaram presença nos lançamentos dos expositores.

 

Ambientes com a predominância da madeira, como por exemplo, a mesa em prancha simples com rodízio industrial, incluindo também as poltronas em madeira com formas arredondadas, foram os que mais chamaram a atenção da arquiteta. Junto às mesas também haviam muitas cestas com acabamentos em tricô e palhas nas cúpulas, que deram um toque especial no conceito apresentado. Um ambiente feito todo em trigo também ganhou os olhares de Micheli. Destaque também para os santos com aplicação de rendas em um mix de pérolas, trazemndo um clima de delicadeza e romantismo, além de valorizar a tradição do artesanato. As composições com frutas trouxeram cores nos ambientes.

 

Um mix de tons naturais e cores vibrantes  

Micheli notou a predominância dos tons naturais nos estandes, como o terracota, o branco, um tom de “chá com leite”, mas ao mesmo tempo esse universo natural divide espaço com as cores vibrantes dos utensílios domésticos, que chegam para dar um contraponto aos ambientes neutros. As cores cítricas e o azul marinho também serão tendência forte na decoração de interiores. 

As principais tendências mundiais deste universo são apresentadas primeiro em Paris, na feira Maison & Objet, em janeiro. Mas Micheli observa que a feira brasileira tem se destacado enquanto lançadora de tendências. “A ABUP Home & Gift superou as minhas expectativas. Claro que é importante viajar para fora do Brasil para acompanhar as tendências internacionais, mas tambéé muito bom poder contar com uma feira de decoração tão completa, rica e organizada em território brasileiro”, finaliza. 

Entre as marcas que expuseram no evento estão a Bettanin, Tramontina, Fitto Design, Oxford, Nadir Figueiredo, Maiori Casa, Suka Braga, dentre outros. Os produtos expostos ainda vão levar alguns meses para chegarem até o consumidor.

Sobre Micheli Barni

 

Natural de Brusque e formada em Arquitetura e urbanismo pela FURB, há 15 anos atua no Vale do Itajaí, especialmente em regiões próximas à sua terra natal. Atualmente possui escritório em Balneário Camboriú. Seu trabalho é voltado especialmente para interiores e reformas, e há três anos atua na área de importação de especificação de produtos para a finalização de obras, seja na área de interiores ou de arquitetura. Anualmente, Micheli realiza viagens internacionais para este fim. Acompanhe o trabalho da arquiteta pelo instagram @michelibarni.