Criação do Jardim Botânico de Itajaí

Uma proposta da Associação Amigos da  Bica para a cidade de Itajai.

Todos sabemos da importância dos Jardins Botânicos para a preservação e educação ambiental, além de agregar valor a cidade (uma cidade com um jardim botânico vale mais) seja pelo fator do turismo, da paisagem, do clima, da qualidade de vida que se gera por meio deste importante equipamento urbano.

    

Quem já foi num Jardim Botânico sabe o quão prazeroso é, voltamos sempre renovados de um passeio deste, além de gerar emprego e renda de forma sustentável, de podermos oferecer às nossas crianças, famílias, idosos, portadores de necessidades especias, o contato com a natureza, momentos de integração neste espaço maravilhoso. Itajaí tem condições e é uma cidade ideal para abarcar e merece este projeto.

Sobre a Amigos da Bica é uma Organização da Sociedade Civil, que atua na proteção de uma nascente e sua bica d’água de uso comum da população, localizada no bairro Fazenda em Itajai.

Segundo Giordano Zaguini Furtado, advogado, com atuação no Direito Ambiental, Diretor da Amigos da Bica (Associação dos Moradores do BNH e Amigos da Bica) de Itajaí, devemos também considerar a importância do papel desempenhado pelos jardins botânicos na conservação da biodiversidade brasileira, a necessidade de incrementar a existência de jardins botânicos na Região Sul, visando fomentar a estratégia de conservação das espécies da flora do bioma Mata Atlântica.

Considerando também a existência de espécies no Município de Itajaí, que podem ser cadastradas e identificadas para constituir coleções botânicas “ex situ”, em especial para as coleções de plantas vivas, com ênfase nas ameaçadas. Considerando as atividades de pesquisa, conservação e educação ambiental para conservação das plantas, combinadas à produção de espécies nativas, desenvolvidas no âmbito do Município de Itajaí; Considerando as oportunidades de integração das políticas públicas que visam à conservação da biodiversidade, à pesquisa e à educação ambiental para esta conservação; Considerando disposto na Lei Orgânica de Itajaí, em especial no que se refere ao Meio Ambiente e sua conservação, somado ao disposto no Plano Diretor e na Política Municipal de Meio Ambiente, para a criação, gestão e manejo de áreas protegidas no Município de Itajai inclusive com a criação do Jardim Botânico; Considerando ainda a oportunidade concreta de criação e implantação de uma instituição com atividades de Jardim Botânico no âmbito do Município de Itajaí atuando em várias estações e territórios, em parceria com universidades, empresas, Governo e sociedade organizada.

Informações – 47 9 9739-4201

PARTICIPE  DO ABAIXO ASSINADO

https://www.change.org/p/cria-o-jardim-bot%C3%A2nico-de-itaja%C3%AD-sc?recruiter=86592857&utm_source=share_petition&utm_medium=facebook&utm_campaign=share_petition

Imagens – Divulgação

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Anúncio

Colunistas