Como conquistar mais saúde, qualidade de vida e longevidade ? Com Dr. Francis Zimmermann.

Quando falamos em qualidade de vida, falamos de saúde ! Precisamos tentar viver plenamente bem, repensar na rotina e principalmente nos detalhes que envolvem nosso bem estar.

Conversei com o Dr. Francis Zimmermann, médico, formado em medicina pela Universidade Regional de Blumenau,  atuando como clínico geral com abordagem em medicina Integrativa.   

ACOMPANHE A ENTREVISTA !!!!!!!!!!

1.Quais os principais cuidados para se garantir uma boa saúde?

Mudanças no estilo de vida são as de maior impacto. Alimentação saudável e adequada a sua genética e metabolismo, atividade física regular, sono reparador, controle de estresse, hidratação são os pilares para se conquistar uma vida saudável e livre de doenças.

  1. A questão da reeducação alimentar é importante?

Muito importante. A maioria das pessoas geralmente comem o que não deveriam e deixam de comer o que deveriam, causando inflamação de baixo grau, oxidação, glicação, falta de vitaminas, minerais, aminoácidos e outras substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, gerando com isso desequilíbrios e doenças.

Créditos – Mundo Boa Forma

  1. Além da alimentação, podemos complementar e garantir saúde tomando vitaminas?

Sim, isso é possível. Quando não conseguimos atingir a quantidade ideal de nutrientes, podemos utiliza-los em forma de suplementos, mas isso deve ser feito por profissional médico ou nutricionista que entenda do assunto para que sejam realizados corretamente, pois o excesso ou combinações inadequadas podem gerar efeitos indesejados.

Créditos – Divulgação

  1. Quais as vitaminas essenciais para mantermos condição de vida saudável?

De forma geral, todas são importantes, pois cada uma tem suas funções no metabolismo humano. A vitamina D por exemplo tem mais de 80 funções conhecidas, além de agir na expressão dos nossos genes e imunidade. O magnésio é um mineral essencial tendo mais de 300 funções no organismo, agindo principalmente na produção de energia dentro das mitocôndrias de nossas células. Os ácidos graxos ômega 3 são outro exemplo de nutrientes essenciais tendo múltiplos benefícios conhecidos pela ciência. Todos estes elementos são cruciais para uma boa saúde e cerca de 80% da população está deficiente, gerando os mais distintos sintomas e condições de doença, o que muitas vezes requer suplementação individualizada.

 Créditos – Divulgação

  1. Como melhorar a imunidade?

A imunidade é resultado de uma combinação de fatores, ou seja, é multifatorial e complexa. Depende de nutrientes essenciais provenientes da alimentação ou suplementação, bom funcionamento intestinal (cerca de 80% dos fatores imunes são produzidos a partir desse órgão), sono reparador, exposição controlada ao sol, atividade física regular, hidratação adequada, controle de estresse e ansiedade. Todos esses fatores combinados são responsáveis por manter nosso sistema imunológico fortalecido.

            

Creditos – Divulgação

UM NOVO OLHAR SOBRE O SÊR HUMANO !

CORPO & MENTE & ESPÍRITO

  1. O que é Medicina Integrativa?

A  Medicina Integrativa já é uma prática antiga, mas que vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos tempos. Não é uma especialidade médica, mas uma forma de abordagem, que vem a somar com a medicina tradicional, no sentido de analisar o organismo como um todo, enxergando a ligação entre os órgãos e sistemas, entre o mental, espiritual e físico, tentando com isso, através de métodos reconhecidos pela ciência, reestabelecer o equilíbrio ou homeostase da saúde humana de forma global e individualizada, de acordo com o objetivo de cada um, prevenindo e tratando doenças que impactam na qualidade de vida e longevidade.

O Dr Francis, atende em Itajaí.

Contatos :