Vokkan lança o maior open shopping a céu aberto do país

Empreendimento integra o projeto do bairro parque que está sendo construído em Porto Belo. O VivaPark Open Shopping terá como pilares a criação de destinos a céu aberto na área de lazer, entretenimento, cultura e gastronomia.

A região de Porto Belo, Itapema e toda a Costa Esmeralda ganhará um importante equipamento estratégico que atenderá amplamente a comunidade. Será o maior open shopping a céu aberto do país. “A Vokkan valoriza a rua como palco da vida. Temos como missão resgatar a simplicidade de viver bem e é com este propósito que trazemos para o bairro parque este conceito moderno de comércio integrado ao dia a dia da comunidade. Queremos ajudar a transformar vidas por meio do urbanismo, da cultura e da arte. A Vokkan Urbanismo esta muito feliz em trazer para Porto Belo o VivaPark Open Shopping, um lugar de encontro e convívio, um shopping a céu aberto e que integra natureza e arquitetura de forma orgânica, criando destinos, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, explica Jessica Volaco, sócia da Vokkan Urbanismo e empresária que está à frente do projeto do open shopping.

O open shopping foi projetado tendo a premissa do urbanismo de comércio, com foco na escala humana valorizada, seguindo uma tendência mundial de shopping a céu aberto, onde a arquitetura está entrelaçada entre o convívio e o mix. “Pensamos primeiro nas pessoas, nos usos, nos espaços coletivos e, por fim, nos prédios”, explica Jessica. A empresária destaca ainda que o projeto respeita, como prioridade, as pessoas, pois o novo consumidor tem uma expectativa muito maior pela experiência. Para atrair o consumo neste local e? fundamental dar a sensação de extensão das praças que compõem o bairro parque, despertando o interesse do público final para conhecer todo o complexo. “Socialmente ira? gerar um grande impacto de transformação visual também para os vizinhos. Teremos toda uma região positivamente contemplada e este é o nosso objetivo: agregar e promover o que de temos de melhor”, completa Jessica Volaco.

Construção do mix

O projeto do open shopping está sob coordenação de Nara Schutz, com mais de 20 anos de experiência no segmento, na curadoria da construção de mix para projetos a céu aberto. Nara é reconhecida no mercado por sua atuação em grandes grupos como Aliansce Shopping Centers, grupo Almeida Júnior, Grupo Porto Belo onde desenvolveu todo o planejamento e o mix do Passeio Pedra Branca e da implantação do primeiro open shopping do sul da ilha, em Florianópolis, o Multi Open Shopping. A profissional se destacou por sua atuação de sucesso e promete transformar o novo desafio em um case brilhante que auxilie a comunidade na busca por qualidade de vida. “O VivaPark é um desafio e uma proposta de vida. Certamente, um dos grandes pontos relevantes é ele estar inserido dentro de um bairro aberto, para todos, onde acreditamos que o fluxo sera? um sucesso, tanto pela qualidade de mix, dos visitantes e, principalmente, pelas experiências”, explica Nara.

O mix está sendo construído de forma colaborativa. “É esta relação entre o comércio e as diferentes formas de habitar a cidade que veremos no VivaPark Open Shopping. O comércio deve se transformar em uma atividade urbana, que ganhou nova importância no processo de seu planejamento, dado o seu potencial para regenerar os centros urbanos. E aqui, este será o ingrediente que trará vitalidade, gerar dinâmicas de consumo e  enormes potenciais para a criação da atração de novos negócios”, justifica Nara Schutz.

Além do urbanismo de comércio, outro ponto a ser destacado é que o VivaPark Open Shopping estará integrado em sua totalidade nos mais de 900 mil metros quadrados do bairro parque, e inserido nos mais de 70 mil metros quadrados do parque público.

Funcionamento do mix

No VivaPark Open Shopping as lojas não serão vendidas, terão a sua administração coordenada pela Vokkan. “Isso porque, para a qualidade de mix e do conceito é necessário haver uma gestão de eficiente. A maioria dos empreendedores do Brasil constrói uma obra linda, porém na sua maioria sem escala e sem gestão de mix. E, por isso a nossa expertise já chega a quase 20 anos construindo os melhores destinos conectados com boas experiências que proporcionam paz e felicidade”, pondera Nara.

O projeto também é pautado em pesquisas sobre a região. “Realizamos um grande estudo na região para entender onde estamos, qual o comportamento e como o nosso propósito dialoga com esta comunidade e suas necessidades e,  diante disso, entendemos que o nosso propósito, que é resgatar a simplicidade do viver bem, se encaixa perfeitamente na região”, comenta Jessica Volaco, empreendedora que há 29 anos mora e desenvolve projetos na região.

Consumo de experiência

Pesquisa realizada pela Abrasce mostra que 70% dos consumidores buscam experiência de consumo e, cada vez mais, o mercado precisa estar atento a este movimento de mercado e do novo perfil do consumidor.

Os consumidores engajados se preocupam com os funcionários de uma empresa e com as causas que as organizações apoiam e defendem. O estudo Autheticity Gap, da Fleishman Hillard, mostra também que 70% dos consumidores optam por produtos e serviços de empresas que gerem impacto social e ambiental. “E aqui se insere nossa preocupação com a escala humana e, pensando nisso, vamos ao encontro da tendência mundial, as pessoas hoje buscam bem-estar e qualidade de vida”, reforça a diretora comercial, Nara Schutz.

Life center

Desta forma, todo o projeto posiciona-se também inserido no conceito de life center, um espaço planejado que conjuga as facilidades e o conforto de um open shopping com o ambiente tranquilo e saudável de um parque. “Além de propiciarmos destinos de lazer, de convívio, também iremos implantar um potente destino comercial. Na forma que está sendo construído, atenderá à demanda apontada pela pesquisa de mercado realizada pela Urban System e Brain Inteligência Estratégica, para fundamentalmente atender à demanda econômica do VivaPark e de toda a região da Costa Esmeralda”, pontua Nara.

A empresária Jéssica Volaco destaca ainda a liquidez da região. “Temos o mercado imobiliário mais aquecido do Brasil. O PIB de Santa Catarina cresce quatro vezes mais que a média nacional e, dados recentes nos mostram que, em 2019, Itapema lançou o mesmo número de unidades residenciais para vender que Curitiba, Itapema liquidou 80% e Curitiba apenas 50%. Importantes ressaltar que Itapema tem 70 mil habitantes e Curitiba três milhões de habitantes”.

Além disso, e somando a todo o potencial do projeto, o VivaPark Open Shopping está inserido em uma grande área de influência, com uma população na ordem de 700 mil habitantes. “E, se pensarmos no turismo, temos cifras como quatro milhões e meio de turistas que visitam a Costa Esmeralda”, finaliza a empreendedora da Vokkan Urbanismo, Jessica Volaco.

Crédito: Vokkan Urbanismo/Divulgação