Clássicos do cinema inspiram mostra da Artefacto Balneário Camboriú

Profissionais estrelados assinam ambientes com diferentes apelos estéticos, amparados por referências capturadas em grandes obras do universo cinematográfico

Algumas das peças que integram a Artefacto Edition 2018, coleção assinada por Patricia Anastassiadis, são utilizadas com maestria por profissionais queridos de Balneário Camboriú na edição catarinense da Mostra Artefacto, que abre suas portas no dia 4 de outubro, para elaborar 10 ambientes desenhados a partir de referências buscadas na sétima arte.

Comédias românticas, filmes cult, de ação e dramas serão interpretados por um time de pesos-pesados, entre eles Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos, Carol Lopes, Fernanda Eicke, Karen Schauffert e Carolina Hernandorena, Leonardo Silveira, Nádia Müller e Tufi Mousse, Margit Soares, Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr., Silvia Pedrassani, Taís Marchetti Bonetti e Giovani Bonetti e Vanessa Larré. O desafio dos criativos é apresentar com sofisticação e coerência espaços que conceituem as diferentes fases do cinema mundial.

Assim como o design de interiores e a arquitetura, a indústria cinematográfica retrata culturas, épocas e o estilo de vida de diferentes sociedades, e também tem o papel fundamental de registrar acontecimentos históricos – às vezes, verídicos; outras, imaginados. Em Santa Catarina, a mostra desse ano conta com uma seleção eclética de películas, como Sr. e Sra. Smith, Malévola, O Diabo veste Prada, Twin Peaks, Coco Antes de Chanel, Kill Bill, Bonequinha de Luxo, Dormindo Com o Inimigo e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Há ainda uma sala de banho que presta homenagem ao próprio tema da exposição por meio de materiais atemporais e complementares. 

Parte da vida das pessoas, o cinema marcou gerações e, na Mostra Artefacto 2018, servirá como guia, por meio de fotografias excepcionais, elementos visuais e jogo de cores, para a composição de ambientes que ressaltam toda a elegância, qualidade e o design criativo das peças Artefacto. 

Ambientes: 

Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos – Sr. e Sra. Smith 

Diferentemente dos protagonistas do filme “Sr. e Sra. Smith”, que vivem – literalmente – em pé de guerra, os arquitetos Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos dividem a carreira e o casamento de maneira extremamente harmônica. O ambiente de 42 metros quadrados assinado por eles destaca a combinação entre as linhas retas da marcenaria com o desenho orgânico dos móveis. O contraste entre matizes claros e escuros faz referência aos dois momentos da dupla John e Jane, representados pelos atores Brad Pitt e Angelina Jolie. Um mix de obras de Piero Fornasetti e Sérvulo Esmeraldo é ressaltado pela iluminação pontual e intimista e arremata a composição de peças, entre elas a mesa de jantar Halston e os módulos Kubrick. 

Carol Lopes – Malévola

Inspirada pela delicada mensagem do filme “Malévola”, que deixa claro que amor verdadeiro é capaz de vencer qualquer desafio, a arquiteta Carol Lopes levou para a suíte de 60 metros quadrados, batizada de “Simplesmente Aurora”, matizes mais escuros e neutros que compõem a base do ambiente, deixando em destaque uma pitada de cores quentes que conferem aconchego e vivacidade ao espaço. A proposta atemporal fica completa com a mobília contemporânea da Artefacto. Destaque para a cama, que é a estrela do quarto, composta pela cabeceira Mira II e ladeada pelos criados Constantin-S.

Fernanda Eicke – O Diabo Veste Prada

Tendo a moda como fio condutor, o filme “O Diabo veste prada”, estrelado por Meryl Streep, é indiscutivelmente um dos clássicos do cinema atual. Para criar o loft de 40 metros quadrados, Fernanda Eicke buscou imprimir toda a elegância, sofisticação e referências do universo fashion, elementos muito presentes na película que tem como cenário a cidade de Nova York. Dividido entre sala de estar, home office e dormitório, a arquiteta lançou mão de peças como a cama Brasília, o sofá Argand e o trio componível de mesas Brass para desenvolver um projeto com clima acolhedor e ao mesmo tempo chique e romântico.

Karen Schauffert e Carolina Hernandorena – Lavabo Sétima Arte

Neste lavabo funcional e unissex, um pequeno hall recebe os usuários e separa a área de uso íntimo. Em 15 metros quadrados, as arquitetas Karen Schauffert e Carolina Hernandorena optaram por utilizar materiais que se complementam, como madeira, pedra, metais e espelhos, e deixaram em destaque peças de mobiliário super contemporâneas, entre elas o banco Paris, a estante Tournay e o puff Franja. Prestando homenagem à arte cinematográfica em geral, a dupla repete a dose da mostra do ano passado, na qual assinaram uma sala de banho, e apostam na presença de plantas, obras de arte e tapetes para arrematar a volumetria da composição.

Margit Soares – Coco Antes de Chanel

Veterana na Mostra Artefacto Curitiba, com 14 participações, a engenheira civil e designer de interiores Margit Soares apresenta o espaço, “Chanel Depois de Chanel”, agora em Balneário Camboriú. Depois de mergulhar no universo da icônica estilista Gabrielle Chanel, Margit leva os detalhes da alta-costura para o décor dos 15 metros quadrados que formam a vitrine principal. No espaço, a cartela de cores escolhida foi o preto e o branco que se mesclam aos detalhes em madeira dos móveis e tampos das mesas em mármore. Destaque para os itens da nova coleção da Artefacto, como o sofá Coquille, o banco Indiana e a Poltrona Liberty. 

Moacir Schimitt Jr. e Salvio Moraes Jr. – Kill Bill

Conhecidos como “Os Juniors”, apelido que adotaram depois do sucesso que o título fez no mercado, a dupla de designer Moacir Schmitt Júnior e Salvio Moraes Júnior tem muito mais do que o sobrenome em comum – como o gosto por filmes. Em sua terceira participação na mostra em Balneário Camboriú, os dois elegeram o filme “Kill Bill”, do celebrado diretor Quentin Tarantino, por acreditarem que o título agrega valores muito recorrentes a qualquer ser humano que passa por um trauma na vida e busca por justiça. Os 61 metros quadrados trazem tijolos de pedra e tons de cinza, branco azul e amarelo que marcam a película – e aparecem no mobiliário por meio das poltronas Alvar e Carrie.

Silvia Pedrassani – Bonequinha de Luxo

A sofisticação do filme “Bonequinha de Luxo” foi a principal qualidade norteadora do projeto da arquiteta Silvia Pedrassini, que traduziu o requinte da película por meio de charmosas peças de mobiliário da Artefacto, como o sofá Oscar e a cadeira Jey. Veludo, couro, camurça, traços curvilíneos e matizes suaves foram os elementos eleitos para envelopar o espaço de 38 metros quadrados. Acima da escrivaninha Enzo, um quadro com a imagem célebre de Audrey Hepburn fazendo uma bola com chiclete completa com genialidade o design do living.

Taís Marchetti e Giovani Bonetti – Dormindo Com o Inimigo

Estrelado por Julia Roberts, o filme “Dormindo Com o Inimigo” foi lançado em 1991 mesmo ano em que os arquitetos Taís Marchetti e Giovani Bonetti se formaram na faculdade. A pureza de linhas e a estética preta e branca da película guiaram a composição do loft de 37 metros quadrados, setorizado em área de dormir, living, banho e vestir. O duo de cores aparece também no mobiliário que conta com o sofá branco em módulos Plein e a cama com cabeceira Maschio. Uma lareira envelopada com mármore branco finaliza a decoração elegante.

Tufi Mousse, Leonardo Silveira e Nádia Müller – Twin Peaks

Batizado Road Café Artefacto, o espaço de 46 metros quadrados dos arquitetos Tufi Mousse e Leonardo Silveira em parceria com a designer Tássia Muller apresenta referências que logo de cara já trazem à memória a obra escolhida. Representado no espaço por meio do traço orgânico dos mobiliários e da ausência de excessos decorativos, o seriado Twin Peaks foi icônico nos anos 1990 e permeou o desenvolvimento da volumetria construtiva e dos projetos luminotécnico e de layout. O bar-café, demarcado por uma extensa bancada de laca vermelha, remete à “Sala Vermelha” da película, de onde os personagens partiam para outras dimensões

Vanessa Larre – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

As cores marcantes do filme elegido como homenageado e a própria essência inovadora da arquiteta Vanessa Larre a inspiraram a compor o espaço Amélie! Amélie!, referência ao filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. O loft de 40 metros quadrados apresenta os mesmos tons da ambientação do longa francês. Peças de mobiliário de linhas puras, como a mesa Lake, a cadeira Hara e escrivaninha Ginza, arrematam a composição. No espaço há também um biombo com o qual os visitantes podem interagir e descobrir uma das frases mais famosas da obra: “Você acredita em milagres? Hoje não”. 

Mostra Artefacto Decor + Cinema 2018 – Balneário Camboriú

Inauguração: 04 de outubro das 19h às 22h

Local: Artefacto Casa Hall Shopping

Avenida do Estado Dalmo Vieira, 4.770, Balneário Camboriú, Santa Catarina

Horário de funcionamento: Seg-Sex, das 9h às 19h | Sáb, das 9h às 18h
Tel. (47) 3264 – 9505

 

Index Estratégias de Comunicação