Rotary completa 116 anos de fundação na terça-feira (23 de fevereiro)

 

Nesta terça-feira (23 de fevereiro), o Rotary International, uma rede mundial de líderes profissionais voluntários que realiza projetos sociais na comunidade, comemora 116 anos de fundação.

Em Santa Catarina, o Rotary está dividido em dois distritos (4652 e 4740), somando mais de 3.800 associados distribuídos em 170 clubes. A família rotária é formada pelo Rotary, Rotaract, Interact, Rotary Kids e também Casas da Amizade.

Em Balneário Camboriú, o Rotary Club de Balneário Camboriú Praia do Atlântico (@rotarypraiadoatlantico ) já realizou dezenas de projetos, auxiliando centenas de pessoas. Entre eles podemos citar: Sorria com o Rotary, Lar Seguro e Banco Ortopédico.

Projeto Sorria com o Rotary

Levamos alegria, dignidade, amor próprio, saúde e bem estar a pessoas carentes transformando suas vidas através do seu sorriso com parceria de empresas como a Clícina CEO que proporciona os tratamentos e Oi Digital que oferece os exames. Entidades como a ABCD e Faculdade Avantis também participam ativamente deste projeto que desde sua implantação em 2011, já beneficiou mais de 30 pessoas.

Projeto Lar Seguro

Levamos informação e alento a famílias e mulheres em situação de risco, orientando e auxiliando de acordo com a necessidade de cada caso. Este projeto tem o cunho educativo, levando informações sobre a legislação, como a Lei Maria da Penha e de como proceder em caso de a agressão já ter acontecido; atuar de forma preventiva visando buscar soluções para essa doença social.

Projeto Banco Ortopédico

Através de ações do projeto Lacre Solidário conseguimos arrecadar fundos para aquisição de cadeiras de rodas para empréstimo a pessoas com necessidades especiais. O objetivo do Banco Ortopédico é dar às pessoas autonomia para explorar o mundo ao seu redor.

O Rotary é uma das organizações sem fins lucrativos mais antigas e com maior capilaridade no mundo, tem mais de 1.2 milhão de voluntários organizados em aproximadamente 35.000 Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil, mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto no nível internacional quanto local.

São pessoas em ação, que desenvolvem projetos que visam ampliar o impacto local e global nas seguintes áreas:

  • Promoção da paz
  • Combate a doenças
  • Fornecimento de água limpa
  • Saúde de mães e filhos
  • Apoio à educação
  • Desenvolvimento econômico
  • Proteção ao meio ambiente

HISTÓRIA DO ROTARY

O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, nos EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios: o engenheiro Gustav Loehr, o alfaiate Hiran Shorey e o comerciante Silvester Schiele. Eles almejavam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras.

Com o tempo, o Rotary ampliou gradativamente seu alcance e visão, promovendo uma campanha mundial de erradicação da poliomielite (paralisia infantil). A instituição, que é patrocinada exclusivamente por doações, acumula um longo histórico de trabalhos sociais, suprindo necessidades de comunidades em todo o mundo.

O objetivo da instituição é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, unindo voluntários na prestação de serviços humanitários, promovendo valores éticos e a paz internacional.

Para mais informações, visite o www.rotary.org/pt

– Nome do responsável: Ariane Rosa – Presidente da Comissão de Imagem Pública

– Rotary Club de Balneário Camboriú Praia do Atlântico @rotarypraiadoatlantico

– Telefone (whats): 47999450660