A 4ª Mostra FacineBC é sucesso de inscrições nas MasterClass, encerrando antes da data prevista.

 

Os nomes de Anna Muylaert e Eduardo Serrano, cineastas brasileiros de expressão internacional, fizeram os interessados em formação esgotarem rapidamente as inscrições e ainda ficarem em lista de espera. 

A  4ª Mostra FacineBC,  projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc de Balneário Camboriú, recebeu 56 inscrições para as MasterClass, ultrapassando o número de vagas que eram de 20 para de Roteiro com Anna Muylaert e 20 de montagem com Eduardo Serrano.  “Este é um resultado importante para todos nós, demonstra o que é imperativo e viemos dialogando e buscamos viabilizar: formação para a cadeia produtiva”, manifesta Nanashara Piazentin, que é parte da equipe executiva do projeto e também titular da Câmara Setorial do Audiovisual junto ao Conselho Municipal de Política Cultural; o evento terá mostra de filmes e formação em MasterClass.

As inscrições abriram dia 05 de março e estava prevista para fechar dia 20 próximo, mas com o número expressivo de inscritos a produção executiva entendeu ser mais adequado encerrar antes, o que já estava considerado na Convocatória e Regulamento das inscrições, segundo as 4 membras da executiva do projeto, se buscará uma forma de acolher os 56 inscritos, “pois este é o conceito do FacineBC, ser acolhedor, inclusivo e democrático; então buscaremos uma forma de trazer a todes para as aulas; priorizando os 20 primeiros de cada MasterClass,  vamos dialogar com os ministrantes e manifestar a necessidade demostrada por quem se inscreveu”, considera  a produtora Dagma Castro e proponente do projeto.

A 4ª Mostra FacineBC é parte do projeto FacineBC, de autoria da produtora Dagma Castro, contemplado no edital da FCBC com recursos da Lei Aldir Blanc. Totalmente gratuito e tem como objetivo ser uma janela inclusiva e democrática à cadeia produtiva do audiovisual, trazendo em seu conteúdo os eixos de formação e difusão com exibição de filmes, como nas edições anteriores, este ano com as atividades todas em plataformas digitais, devido à Pandemia do novo coronavírus.

O projeto já recebeu 69 filmes para a Mostra, que estão com os curadores,  ofertará formação aos profissionais locais do audiovisual com as duas Master Class, onde terão dois dos maiores nomes do cinema nacional: Anna Muylaert para dialogar sobre roteiro e na de montagem Eduardo Serrano.

Um pouco sobre os ministrantes das MasterClass

 


Hoje beirando seus 57 anos, nascida em 21/04/64, a paulista  ANNA MUYLAERT tem na sua cinematografia diversos prêmios no Brasil e no exterior; é diretora, roteirista e produtora especializada em conteúdo para cinema e televisão. Estudou cinema na Escola de Comunicações e artes da USP. Já na década de 90 fez parte da equipe de criação dos programas da TV Cultura MUNDO DA LUA  (1991) e CASTELO RÁ-TIM-BUM (1994)  uma das mais bem sucedidas séries de todos os tempos da TV brasileira – que influenciou uma geração inteira. Ainda para TV escreveu a série UM MENINO MUITO MALUQUINHO, da TV Brasil e fez parte das equipes de criação de FILHOS DO CARNAVAL e ALICE, ambos da HBO e a direção geral da primeira temporada da série AS CANALHAS, da GNT.

No início da carreira realizou muitos filmes curtas-metragens, como roteirista vários longas, entre eles  o premiadíssimo O ANO QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS (2006), de Cao Hamburger.  Anna também assina o roteiro de 5 longas metragens que dirigiu e produziu com sua empresa África Filmes, todos com diversos prêmios, o primeiro DURVAL DISCOS (2002),  É PROIBIDO FUMAR (2009), CHAMADA A COBRAR (2012), QUE HORAS ELA VOLTA? (2015)  e MÃE SÓ HÁ UMA (2016). E foi com QUE HORAS ELA VOLTA? (The Second Mother) que foi reconhecida internacionalmente. O filme ganhou o Prêmio especial do Júri no Sundance Film Festival e também o Panorama Audience Award na Berlinale 2015 e foi vendido e lançado em mais de 30 países. QUE HORAS ELA VOLTA? foi também o escolhido pelo Brasil para representar o país no Oscar – motivo pelo qual recebeu o convite para fazer parte da Academia de Artes e Ciências cinematográficas de Hollywood. Atualmente  a cineasta está em fase de desenvolvimento de seu novo longa metragem O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS em coproducão com GLAZ entretenimento.

 

Após ter concluído seu mestrado em montagem na National Film School (NFTS)/ Royal College of Art na Inglaterra, EDUARDO SERRANO partiu para construir sua carreia em Recife. Trabalhou numa série de curtas e longas de animações, documentários e ficção, com forte presença no desenvolvimento do cinema pernambucano. Entre outros, Guaxuma, de Nara Mormande, Doméstica, Boi Neon, Divino Amor de Gabriel Mascaro, Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, recebendo o prêmio de melhor montagem da ABC e com Bacurau de KMF e Juliano Dorneles, que também lhe rendeu o prêmio de melhor montagem da ABC e o Grande prêmio de montagem da Academia Brasileira de Cinema.

Apesar desses trabalhos pernambucanos já alavancarem coprodução de vários países, Eduardo montou vários longas de autores estrangeiros, como o português Djon Africa, de Filipa Reis / João Miller, os argentinos La Cama, de Mónica Lairana, Karnawal de Juan Pablo Félix, o belga White Elephant de Kristof Bilsen e atualmente trabalha em dois projeto independente americano em Los Angeles, Beast e Jeannette.

“As inscrições das MasterClass encerraram mas o projeto terá no dia 29 de abril, o “Encontro Criativo”, onde ambos, Anna e Eduardo, estarão num bate-papo ao vivo e aberto pelo canal do youtube do FacineBC falando sobre os processos criativos de um filme; desta forma conseguiremos levar a oportunidade a todes de receber um pouco do conhecimento e experiência deste dois grandes nomes do nosso cinema nacional, e ainda temos guardado uma surpresa para compartilhar os próximos dias”, finaliza com alegria Dagma.

Confira as datas:

– 24/03: Divulgação dos Filmes Classificados para Mostra:

– 23/04: Master Class Roteiro – com Anna Muylaert

– 24/04: Master Class Montagem – com Eduardo Serrano

– de 25 a 28/04: Mostra FacineBC

– 29/04: Encontro Criativo – com Anna Muylaert e Eduardo Serrano

informações : E-mail facinebc@gmail.com

Toda programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais do FacineBC
Instagram: facinebc
facebebook: facebook.com/facinebc