EXPOSIÇÃO 200 ANOS FRITZ MULLER

A CASTELO ENGENHARIA & LUIZ BERNARDES tem a alegria e honra de convidá-los para visitação pública em Galeria de Céu Aberto, dando início às comemorações dos 200 ANOS DE FRITZ MÜLLER. A abertura será no dia 20 de abril de 2021, na Alameda Rio Branco 476 em Blumenau SC. O Projeto idealizado por Luiz Bernardes é perfeito para este momento tão emblemático que estamos vivendo, afinal, nunca se falou tanto de ciência quanto hoje. Ciência em latim “scientia” quer dizer conhecimento, saber, arte, habilidade. Ciência, portanto, é o corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos formulados metódica e racionalmente. Assim, esta exposição-intervenção, é um convite democrático, sem exclusões. Um convite atemporal, que une o passado o presente, e nos faz refletir sobre o futuro.

Fritz Müller o “PRÍNCIPE DOS OBSERVADORES”, assim, batizado por Charles Darwin, comemora 200 anos em 2022, iniciando já as festividades. Nascido na Alemanha, chega ao Brasil em 1852, com 30 anos, Já Dr. em filosofia e concluso do Curso de Medicina. Em 1861, Fritz Müller teve acesso ao livro de Charles Darwin, “A origem das espécies”, e decidiu aplicar a teoria aos estudos sobre crustáceos. Efetuava coletas principalmente na Praia de Fora, hoje aterrada pela Av. Beira Mar Norte. Em 1867, voltando ao Vale do Itajaí, Blumenau, Fritz viveu na dupla condição de colono e cientista e se dedicou a estudos sobre o Rio Itajaí-açu sua vegetação e em especial as orquídeas e bromélias, sua grande paixão.Também é convidado pelo Diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro a ocupar o cargo de Naturalista Viajante, que exerceu por 15 anos. Apesar de exigirem que ele se mudasse para o Rio de Janeiro, Fritz optou para sempre ficar em Blumenau, Santa Catarina. Eleito Membro Honorário da Entomological Society de Londres. Chegou a exercer os cargos de Juiz de Paz e de Superintendente de Blumenau.Apesar de todas as dificuldades, Fritz Muller sempre priorizou a EDUCAÇÃO. Criou uma cartilha, tratando da flora e fauna Catarinenses em verso e prosa, e ilustrada com seus próprios desenhos. Desde tenra idade, suas filhas o acompanhavam nas primeiras pesquisas e observações, tal como, Fritz, seus irmãos e primos acompanhavam seus pais e avós na Alemanha. Em carta falou a seu irmão Hermann “Nós, irmãos, herdamos de nosso pai o amor pela natureza viva“ inclusive construíram um herbário para o cultivo e observações de plantas.

Este projeto será constituído de grandes painéis, sendo expostos em tapumes de construtoras, muros de empresas ou em lugares públicos com paredões disponíveis. Apresentando de forma impressa a história deste cientista, formação na Alemanha e sua vinda para o Brasil, Santa Catarina; suas contribuições para a ciência mundial, com detalhes da nossa fauna e flora. Uma verdadeira Galeria de arte, cultura e educação em céu aberto, que poderá ser vista ao vivo e a cores, inclusive podendo ser usada como material didático, de pesquisa e estudo.

Uma biografia detalhada de Fritz  Müller fora das telas do computador, em tempo real e disponível a toda a comunidade.

Esta extensa pesquisa feita pelo artista Luiz Bernardes nos últimos meses, tem a colaboração especial da Professora Sueli Petry, administradora e historiadora do Arquivo Histórico Ferreira da Silva de Blumenau, bem como, o depoimento de escritores, amantes e admiradores da história deste grande personagem.

“Assim como o corpo respira livremente, o espírito também deve pensar livremente. Sem liberdade não há verdade nem virtudes…tomei a firme decisão de tudo sacrificar pela verdade e pela liberdade.” Fritz Muller

Luiz Bernardes

Luiz Bernardes – Rua Hermann Hering, 549 – Bom Retiro – Blumenau – SC – 89010-600

Contatos: 47-3222.1498 / 99993.0959 – luizstbernardes@gmail.com

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Anúncio

Colunistas