Todo sonho é o início de uma realização

Com muita luta, a dentista Tylma Kalina estudou, se formou, está inaugurando um novo consultório e se especializou em prótese dentária e laminado cerâmico, mesmo sendo de origem humilde e negra. Prova de que tudo é possível para quem crê e vai a luta


A realização de um sonho, assim pode ser chamada a inauguração do novo espaço da dentista, especialista em prótese e laminado cerâmico, Tylma Kalina, na próxima terça-feira, dia 20. Desde a infância, ela queria ser dentista, mas sabia que a família não tinha condições de bancar esse sonho caro. A dificuldade não a fez desistir, muito pelo contrário, deu-lhe as ferramentas necessárias para lutar pelo o que queria. Já na adolescência foi trabalhar de secretária em um consultório dentário, sem abandonar o sonho de estar do outro lado.
Em 2008, a oportunidade surgiu. Fez uma prova, passou com louvor e ganhou uma bolsa de 100% do valor da faculdade, concluída na Univali, em Itajaí. Como agradecimento, ela cumpriu uma promessa que havia feito e caminhou cerca de 15 quilômetros, mesmo sendo sedentária, para contar a novidade para os pais. “Fiz tudo em segredo. Porque se não desse certo, não precisava explicar nada”, conta.
Logo depois de comemorar a conquista, veio a preocupação: como se manter no curso, comprar os equipamentos necessários e material didático, visto que é uma faculdade com dedicação em tempo integral e não teria como trabalhar. “Nem isso me abalou, o mais difícil já havia conseguido conquistar”, enfatiza.


Tylma conta que trabalhava nas férias como free lancer, fazendo o que aparecesse e guardava esse dinheiro para comprar os materiais. Também não esquece o apoio que teve de alguns colegas de faculdade que emprestavam os equipamentos e alguns materiais usados que ganhava. “Era uma loucura, principalmente, os equipamentos cirúrgicos. Usava, daí tinha que correr esterilizar, deixar tudo limpinho e arrumado para uma colega usar. Mas, nada me derrubava, pois estava realizando meu sonho”, lembra Tylma.
Sonho esse que ganha cores novas a partir da próxima semana. Depois de formada, a dentista trabalhou 3 anos com um outro profissional, depois abriu um consultório no qual fazia todos os procedimentos básicos e agora, depois de duas especializações, está fazendo uma guinada de carreira e se concentrando, no novo consultório em dois procedimentos pelos quis é apaixonada: as próteses de todos os tipos e os laminados cerâmicos.