Construtora de Itajaí ganha um dos mais influentes prêmios de arquitetura do mundo

O design do Laguna 182, novo projeto da Edificart, faturou a A’ Desing Award & Competition 

O novo projeto da Edificart foi premiado pela A’ Design Award & Competition, o mais amplo e influente reconhecimento de design do mundo. O Laguna 182 venceu o Prêmio Silver na categoria Arquitetura, Construção e Projeto de Estruturas em 2020, com premiação entregue recentemente.

O projeto premiado mostra que o design pode impactar positivamente no espaço urbano, na vida das pessoas e se tornar um ícone para a cidade. Por meio da observação do ser humano integral com suas conexões e suas necessidades, o Laguna 182 cria um prédio vivo capaz de conectar tecnologia, sustentabilidade e relação dos usuários com o espaço urbano, proporcionando contato com a natureza, ambientes saudáveis ​​e senso de comunidade. “Ao mesmo tempo, o edifício assume a responsabilidade pelo design, prestes a ser um ícone atemporal”, destaca a arquiteta Thaisa Nascimento Corrêa, que assina o projeto e também é uma das sócias da Edificart.

Ela previu um conjunto de contornos com linhas curvas e sinuosas em terraços únicos que se alternam em diferentes posições em cada piso da obra. Desta forma, faz com que cada apartamento tenha os seus jardins privados, terraços que transmitem sensações de casas. Esse movimento flui verticalmente por todo o edifício, circundado por vegetação natural que se integra e se torna um elemento de destaque na arquitetura.

O projeto premiado foca na redução dos impactos ambientais e na ampliação do senso de comunidade. Por isso, a edificação conta com algumas soluções como eficiência energética, horta urbana, consumo consciente, conforto termo acústico, descarte correto e reciclagem com cooperativas locais.

Considerada a mais ampla e influente premiação de design do planeta, a A’ Design Award & Competition realiza julgamento às cegas, votando com base em critérios preestabelecidos a um painel de jurados onde estão acadêmicos conceituados, membros importantes da imprensa, empreendedores de destaque e designers experientes para reconhecer, destacar, promover e anunciar os melhores designs em todo o mundo.

           

Novos projetos da Edificart chegam com maior valor agregado

O Laguna 182 é o novo residencial da Construtora Edificart que passa a ser um marco não apenas por trazer este conceito inovador para a cidade, mas por servir como um divisor de águas na história da empresa, que acaba de completar 15 anos de atividades. Com este projeto, a Edificart começa a erguer sonhos em bairros mais nobres de Itajaí, em regiões como as próximas da Avenida Beira-Rio.

Previsto para ser iniciado ainda em 2021, o Laguna 182 deve ser feito com estrutura de concreto, vidro, porcelanato, plantas naturais, luz de LED e madeira certificada. O empreendimento residencial terá 29 andares, com dois apartamentos por andar, totalizando 41 unidades. E o diferencial de possuir 14 diferentes tipos de apartamento, outro marco em relação à técnica construtiva na região.

Ao iniciar novos empreendimentos no Bairro Fazenda, a Edificart apresenta também projetos com diferenciais exclusivos e uma arquitetura única. “São empreendimentos que impactam na cidade. Mais do que mero apelo de sofisticação, o conceito do Laguna 182 envolve questões arquitetônicas e de bem-estar para o morador. Ele leva ao resgate de morar em casa, ter espaço aberto, iluminação natural que favoreça o bem-estar e a saúde física e mental”, comenta Júnior Kalil, Diretor Administrativo e sócio da Edificart.

Júnior também considera que a tecnologia é outro fator importante. Não para deixar apenas moderno, mas para ser funcional e favorecer a vida da pessoa. Para que ela se sinta no melhor lugar.

 

ENTREVISTA COM THAISA NASCIMENTO CORRÊA

Quais os principais itens que você considera primordiais à concessão do prêmio internacional?

Alguns pontos considero como fundamentais na conquista desse prêmio. O primeiro deles é a capacidade do edifico em “fazer parte” da cidade, em como ele participa do espaço urbano, em como cria vida e integração entre as pessoas, o edifício e o espaço público. Da mesma maneira, como a inovação em modificar o conceito dos apartamentos por hora fechados em ambientes como terraços e jardins únicos e privados abertos ao exterior. Isso reforça a comunicação do morador com a cidade, traz a biofilia e sua capacidade de ampliar a qualidade de vida interna dos ambientes e, consequentemente, das pessoas. E obviamente o design, essa interação entre a função da arquitetura e o impacto positivo do design, no intuito de criar algo atemporal e natural, suas sacadas arborizadas e formas orgânicas que muito remetem à natureza. Este formato vem sendo muito utilizado na Europa e garante uma atmosfera diferenciada à cidade. As pessoas vão vendo e se inspirando neste modelo. 

O que se percebe é a preocupação muito grande da Edificart com a arquitetura mais humana e conectada. É isso mesmo?

Nossa responsabilidade é muito grande com a cidade e com as pessoas. Construímos para impactar positivamente e inspirar. Acredito que as ideias que promovemos podem inspirar outras pessoas e isso sim pode ser escalável a ponto de fazer a diferença numa cidade, no mundo. Igualmente buscamos inspirações em outros lugares que possam contribuir com essa visão. As pessoas passam, mas a gente precisa construir para que aquele organismo ultrapasse as gerações, para que continue vivo, sem degradar o meio ambiente, sem degradar a cidade, permanecendo sempre vivo, saudável, harmonioso. Por isso, eu considero que a arquitetura atual precisa vislumbrar o futuro. 

Isso se torna ainda mais forte com a chegada dos 15 anos da Edificart?

A Edificart é uma construtora e incorporadora que pensa e desenha projetos com o propósito de uma arquitetura mais humana e inovadora, com valores de sustentabilidade e senso de comunidade. Por acreditar que a arquitetura tem o poder de influenciar a forma como vivemos e nos relacionamos com as pessoas, sempre pensamos no legado que cada uma de nossas obras vai deixar. Queremos sempre lembrar que a cidade também é nossa casa e a forma como interagimos com ela diz muito sobre nós, sobre nossos valores e prioridades. Assim, criamos edifícios que, ao longo dos anos, ainda são contemporâneos, bonitos e inovadores. E que ainda estimulem a convivência, tragam consciência social e despertem o melhor de cada ser humano.

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Anúncio

Colunistas