UM TOM PARA CANTAR

Nem precisam justificar porque o ano atípico trouxe ainda mais desafios para testar a  força de vontade em permanecer fazendo o que mais gostam:

CANTAR!!!

Olha quanta cantoria maravilhosa conseguiram fazer em 2021:

 

Conversei com a expert, talentosa e renomadíssima, Susi Brito, que fala com suas palavras sobre o feedback 2021 ! ACOMPANHE A MATÉRIA !!!

Ela, que é cantora, compositora, professora de canto e proprietária do Espaço Um Tom para Cantar.

Tivemos a semana ensaio aberto em março no mês da Mulher, onde cada aluno escolheu uma canção e postou a gravação do seu ensaio.  Fizemos em abril o vídeo para comemorar o aniversário do projeto Quintal da Su, da nossa aluna Susane Amaral.  Lançamos o pré-show família Caymmi, em junho onde todos os alunos apresentaram suas escolhas para os demais alunos.

Show Caymmi

Realizamos em julho a Collab Forrobodó, super divertido e ficou um show. Registramos nosso recado em forma da canção para o Agosto Lilás (mês de consciência e combate a violência doméstica). Participamos do evento Outubro Rosa e novembro Azul no espaço FG.

Em novembro levamos o Espetáculo Um Tom para Cantar CAYMMI para o Teatro Municipal de Balneário Camboriú, acompanhados pelo músicos e professores Josias Pimentel ( violão) e Jean Boca (percussão)-  foi emocionante (show completo abaixo).

Prof Josias Pimentel

 

Jean Boca

ASSISTA !!!!!!!!!!

Chegou dezembro e Um Tom para Cantar o NATAL fez quatro lindas apresentações no Natal de Brincadeiras BC na Praça Higino Pio.

E para finalizar com chave de ouro nossas atividades, a Prof. Susi Brito e o Prof. Josias convidaram todos os grupos para uma Roda de Samba no Mercado Público de Itajaí – confraternizando e comemorando mais um ano juntos, numa relação que ultrapassa aluno/professor, e sim de amizade, afeto, cumplicidade e muita cantoria.

 

Quer saber um pouco mais sobre como funciona o nosso espaço e nossas aulas ????? é assim:

DA TÉCNICA VOCAL INDIVIDUAL:  Os alunos fazem aula individual uma vez por semana, sendo 3 aulas de técnica vocal com a Prof Susi Brito e 1 aula prática que chamamos de “aula de repertório” acompanhado pelo Prof. de violão Josias Pimentel – serve para pré-ensaio dos eventos promovidos pelo espaço e também para que o aluno possa formar o set list pessoal.

Aluna de canto e violão Alessandra Mayra

Aluna, mas já é profissional, Celia Pedro

DOS GRUPOS VOCAIS: Temos vários grupos vocais que se reúnem uma vez por semana, na companhia da prof Susi e do prof Josias, são eles:

AS PASSARINHAS: Elas estão juntas há quatro anos, em 2021  participaram de todos os eventos  e apresentações coletivos do espaço, mas se destacaram na interpretação da canção “Mamãe Lavadeira”, composição da aluna Roberta Arantes em parceria com a prof. Susi Brito no Festival da Canção de BC.  Apresentaram-se no evento Outubro Rosa Novembro Azul e no Mulheres Empreendedoras de Santa Catarina.  Conquistaram a indicação na final do Prêmio Profissionais da Música – motivo de muito orgulho para todos nós (trabalham o repertório exclusivo de músicas brasileiras com ênfase nas compositoras catarinenses e também no empoderamento feminino – todas fazem aula de técnica vocal individual e se encontram nas 5as feiras às 19h).

AS PASSARINHAS

As LES MARIES: O grupo que até então, ao iniciar a pandemia era “Maria vai com as Outras” – no caso as Marias que ficaram adoram a língua francesa, então porque não juntar ambas as afinidades.  Elas cantam músicas brasileiras, como na homenagem que elas fizeram no Agosto Lilás, no Forrobodó e na apresentação do espetáculo Caymmi, e se destacam cantando  em francês como na mostra de charme e sensualidade apresentado no vídeo gravado na última aula do ano. (Elas se encontram toda 5ª feira as 15h30).

CANTORAS DO QUINTAL: Iniciamos o Grupo As Cantoras do Quintal (projeto de samba), uma parceria entre Um Tom e o Quintal da Su – Elas se apresentaram no pré-show Caymmi, postaram sua homenagem ao dia do Amigo com a canção “Amigo é o tesouro Maior”, participaram também de todos os eventos do espaço, gravando a collab Forrobodó, deixaram seu recado no vídeo Agosto Lilás, se apresentaram no espetáculo Um Tom Cantar Caymmi e ainda encantaram na Roda de Samba no Mercado.  Pra finalizar As Cantoras do Quintal confraternizaram numa cantoria com um delicioso e divertido churrasco.  (Elas se encontram toda 3ª feira as 19h15 em Itajaí).

AS MENINAS: O que era uma junção eventual das alunas que não estavam em nenhum grupo, se oficializou como As Meninas para a apresentação na Roda de Samba. O primeiro encontro oficial rendeu um lindo vídeo que você pode conferir no instagram @umtomparacantar. (Todas fazem aula de técnica individual e se juntam na terceira 4a feira do mês).

Mas não só os grupos se destacam, confira OS PROJETOS INDIVIDUAIS COMPLEMENTARES que rolou aqui em 2021. Esse ano foi de muita criatividade:

O aluno Hang Ferreira fez e apresentou ao lado do Prof. Josias a sua primeira composição em homenagem ao Dia das Mães.  A aluna Roberta Sodré gravou os singles “Levada de Sambadeira” e “Menina”, ambas as composições de 2020 feitas em parceria com a Prof Susi Brito. O aluno Mário Martins trouxe suas composições antigas para uma repaginada junto com o Prof Josias.  A aluna Roberta Arantes em parceria com a Prof. Susi brito compôs Tatá e o Pescador e Mamãe Lavadeira, levando esta última para o Festival da Canção de Balneário Camboriú com a interpretação do grupo As Passarinhas e arranjos dos professores Susi Brito, Josias Pimentel e Jean Boca.

Aluno Mário Martins

Alunos de canto em dupla – são marido e mulher Lucas e Sara.


As alunas Ieda e Roberta- mãe e filha

A aluna Alessandra Mayra se destacou também praticando aulas de violão. A aluna Sol Ribeiro enfeitou  suas redes sociais com os vídeos feitos na aula complementar de canto que chamamos de repertório. A Aluna Carla Aquino fez seu lindo show solo “Acontecimentos” cantando as obras de Marina Lima (show completo no insta do um tom).  A aluna Ieda Arantes, iniciou o projeto para o seu novo show solo que acontecerá no início de 2022. Todos acompanhados pelo professor e violonista Josias Pimentel.

Sol fazendo aula de repertório

NOVIDADES E AGRADECIMENTO: Com a palavra, Susi !

Por tudo e tanto queremos agradecer aos alunos pela confiança e credibilidade dos seus sonhos de cantar em 2021 e  dizer que para 2022 estamos com novidades  nas aulas de técnica vocal e um novo grupo de voz e percussão. Nós que já realizamos Um tom para cantar Jobim e Um tom para Caymmi, agora estamos preparando novos espetáculos,  um deles será “Clube da Esquina”.

Nossos alunos são tratados como artistas e diferenciados das escolas  de música, porque aqui priorizamos o canto e não a formação, com práticas e vivências rítmicas, melódicas, criação e acima de tudo a execução e a interpretação das canções. Aproveitamos o que cada um tem de melhor e partilhamos uns com os outros os nossos conhecimentos.

E se você ficou com vontade de vivenciar algo assim, se informe.

Agende sua aula experimental pelo whatsapp (47) 9 9609 2357.

A gente está de férias ainda, mas retornamos dia 24 de janeiro. Liberte sua Voz! Aqui você é o artista!

Nosso espaço Um tom para Cantar fica na Rua Suiça 487, sala 2 – bairro das Nações em Balneário Camboriú.

Confira as Mídias sociais

https://www.youtube.com/channel/UCvvN3AAQT1u1uH2T8Ro27Xw

https://www.instagram.com/umtomparacantar/

https://www.facebook.com/umtomparacantar