Bailarinos e grupos do Vale do Itajaí já podem se inscrever para o 1º Festival de Dança Eduxi

Evento acontecerá nos dias 06 e 07 de agosto com premiações em dinheiro para os participantes

Escolas, academias, grupos e bailarinos de 54 cidades do Vale do Itajaí já podem se inscrever para o 1º Festival de Dança Eduxi. O evento ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto deste ano, no Teatro Municipal de Itajaí, e vai reunir mais de 40 grupos e artistas representantes das danças da região. O festival será em caráter competitivo, com apresentações presenciais, e irá distribuir R$ 6.600,00 em premiações aos participantes. As inscrições e o regulamento estão disponíveis no site www.festivaldedancaeduxi.com.br.

Com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, o Festival de Dança Eduxi é uma oportunidade para que todos os artistas do Vale do Itajaí se conectem com as diversas linguagens das danças de uma maneira diferente e interativa. Os participantes que irão compor a programação serão selecionados pela comissão organizadora do festival e profissionais convidados.

“O objetivo do 1º Festival de Dança Eduxi é realizar a promoção cultural da dança como expressão artística e de entretenimento, fortalecendo e valorizando o intercâmbio entre estudantes e profissionais, além de incentivar as pesquisas e as novas linguagens com o processo de desenvolvimento regional”, destaca a coordenadora artística do evento, Graziela Pereira.

A programação contará com mais de 40 grupos e artistas representantes do Vale do Itajaí e totalizará mais de 60 apresentações artísticas. Todas as medidas de segurança e prevenção à Covid-19 serão observadas. O evento ainda vai distribuir R$ 6.600,00 em prêmios para o Melhor Grupo da Noite, Melhor Coreógrafo do festival, além do Melhor Bailarino e Melhor Bailarina de cada noite.

Como funcionam as inscrições

Poderão se inscrever escolas, academias, grupos e bailarinos do Vale do Itajaí em duas categorias, Júnior (nascidos nos aos de 2005 a 2010) e Adulto (nascidos até 2004). Serão aceitas apresentações dos gêneros: Balé Clássico de Repertório; Balé Neoclássico; Dança Contemporânea;Danças Populares (Danças Regionais, Populares e Folclóricas, Nacionais e Internacionais e Étnicas); Danças de Salão; Danças Urbanas; e Jazz. As apresentações deverão ser nos seguintes subgêneros: Solo Feminino; Solo Masculino; Duo; e Conjunto.

A seleção dos participantes será realizada por uma curadoria artística/direção do evento, sendo que a inscrição dos artistas interessados será feita mediante as condições estabelecidas no regulamento disponível no site. Todas as apresentações serão previamente avaliadas através de vídeos. Se o vídeo for aprovado, a apresentação será realizada no formato presencial no palco do Teatro Municipal de Itajaí.

Envio das fichas de inscrição das coreografias e dos respectivos links dos vídeos, por meio do site festivaldedancaeduxi.com.br, deve ser feito até 26 de junho de 2022. A relação dos trabalhos selecionados será divulgada até o dia 10 de julho de 2022 no site do festival.